PROGRAMA E-TUTOR
MAIS VALIAS DESTE CURSO
- 100% E-LEARNING
- 15 HORAS DE FORMAÇÃO SÍNCRONA
- 60 HORAS DE TUTORIA ESPECIALIZADA
- EXPLORAÇÃO DE FERRAMENTAS DE CRIAÇÃO DE E-CONTEÚDOS
- CRIAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE CURSOS NO MOODLE
- METODOLOGIA DE FORMAÇÃO ATIVA, BASEADA NO "APRENDER FAZENDO"
- INVESTIMENTO DEDUTÍVEL EM IRS
- CERTIFICADO EMITIDO VIA SIGO
ENQUADRAMENTO
A Formação à Distância, nomeadamente o E-Learning, requer dos/as formadores/as um conjunto de novas competências digitais e uma abordagem inovadora e distinta do processo formativo.
De acordo com as orientações da Direção Geral do Emprego e das Relações do Trabalho (DGERT), as entidades formadoras que promovam formação à distância, devem assegurar que os/as formadores/as possuem experiência mínima de 1 ano ou formação específica para o efeito.
É neste contexto que surge o novo Curso "E-Tutor, Especialização Pedagógica em Formação à Distância", dinamizado 100% on-line, combinando 15 horas de formação síncrona e 45 horas de autoestudo.
Esta formação pretende dotar os/as participantes de competências técnicas e pedagógicas na formação à distância, especialmente no regime e-learning, explorando ferramentas de edição de imagem, vídeo e áudio e dinamização de aulas síncronas e assíncronas.
Serão igualmente abordadas e exploradas as plataformas colaborativas de aprendizagem, com destaque para o Moodle, por forma a que no final da formação esteja apto/a a planear, conceber, dinamizar e avaliar um curso em e-learning.
DESTINATÁRIOS: Formadores detentores do CCP; Professores e outros profissionais de educação e/ou formação que pretendam dinamizar formação à distância.
A frequência desta formação requer competências digitais, nomeadamente, processamento de texto (nível independente), criação de conteúdos (nível básico), comunicação (nível básico), resolução de problemas (nível básico) e segurança da informação (nível independente).
ÁREA DE FORMAÇÃO: 146 EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE FORMADORES
FORMA DE ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO: E-Learning
OBJETIVOS PEDAGÓGICOS:
No final desta formação os/as participantes serão capazes de:
- Gerir a relação pedagógica em contextos de formação à distância, promovendo a interação, criatividade, motivação e aprendizagem colaborativa.
- Configurar uma intervenção formativa, recorrendo à plataforma Moodle, cumprindo todas as etapas do ciclo formativo, desde o planeamento, conceção, execução e acompanhamento / avaliação da mesma.
CONTEÚDOS:
I. FORMAÇÃO À DISTÀNCIA & E-LEARNING: CONCEITOS & PERSPETIVAS (4 horas)
- A evolução da Web (Web 1.0, Web 2.0, Web 3.0 e Web 4.0)
- Noção de e-learning, b-learning e de ensino à distância
- Princípios básicos sobre e-learning
- Vantagens e limitações do e-learning
II. PLATAFORMAS DE E-LEARNING (4 horas)
- Sistemas de gestão de aprendizagem
- Tipologias e funcionalidades de uma plataforma
- Pluralidade de plataformas de e-learning
- Proposta de projeto e disponibilização de recursos
III. O PERFIL DO/A E-TUTOR/A (4 horas)
- Tutoria em E-Learning
- Perfil e competências do e-formador/e-tutor
- Competências do gestor/coordenador da formação
- A relação pedagógica no Ensino à Distância
IV. CONCEÇÃO DE E-CONTEÚDOS (12 horas)
- Conceção e organização de E-Conteúdos
- Ferramentas para produção de E-Conteúdos
- Interoperabilidade em E-Learning
V. ANIMAÇÃO E DINAMIZAÇÃO DE GRUPOS ON-LINE (8 horas)
- Comunidades virtuais de aprendizagem
- Ferramentas de comunicação síncronas e assíncronas
- Net-etiqueta: boas práticas na comunicação online
- Estratégias de dinamização e moderação de grupos online
VI. MÉTODOS & TÉCNICAS ON-LINE (4 horas)
- Caracterização dos métodos pedagógicos em E-Learning
- Vantagens e limitações dos vários métodos
- Tipificação das técnicas pedagógicas em E-Learning
VII. ACOMPANHAMENTO & AVALIAÇÃO EM E-LEARNING (8 horas)
- Controlo e análise de dados em E-Learning
- Ferramentas de Avaliação das Aprendizagens e da Formação
- Avaliação Pedagógica em E-Learning
- Construção de Instrumento de Avaliação
- Configuração de Pautas
VIII. PLANEAMENTO DE UM CURSO E-LEARNING (6 horas)
- Desenho de um curso para E-Learning
- Seleção de Recursos
- Calendarização de Sessões Síncronas e/ou Assíncronas
- Construção de Planos de Sessão
- Construção de Roteiro de Atividades
IX. CONCEÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE UM CURSO EM E-LEARNING (10 horas)
- Conceção do Projeto Final
- Implementação do Projeto Final
FORMADOR
CARLOS ALDEIAS
Engenheiro Informático / Investigador / Formador
Mestrado em Engenharia Informática e Computação pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Licenciatura em Ciências de Engenharia Informática e Computação pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Especialização Avançada em Gestão Integrada da Segurança da Informação, APCER
INVESTIMENTO: 250,00 = 199,00 € (preço especial de lançamento)
CONDIÇÕES GERAIS DE PARTICIPAÇÃO
Candidatura / Inscrição: Deve ser efetuada até 5 dias antes da data de início da ação de formação, mediante o pagamento da formação. O número de participantes é limitado a 12 elementos, sendo as inscrições consideradas por ordem de chegada.
A ICONE reserva-se o direito de não aceitar a formalização de inscrições dos candidatos que não apresentem toda a documentação necessária ao processo. As datas, dias e horários são meramente indicativos, podendo ocorrer alterações caso não estejam reunidas as condições necessárias ao regular funcionamento da formação.
CERTIFICAÇÃO
Certificado de Formação Profissional, emitido via Sigo, atribuído aos/às formandos/as que concluírem o percurso com aproveitamento.